quinta-feira, 17 de setembro de 2015



 Gunter Grass -O Tambor

Há uns meses atrás, após a morte do autor, li uma crítica ao livro “O Tambor”  (1959)  de Gunter Grass, prémio nobel da literatura.

Senti curiosidade pelo livro e apressei-me a procurá-lo na biblioteca da ESFB. Não existia nenhum exemplar mas a coordenadora da biblioteca, Prof. Maria João Martins, prontificou-se a tomar nota da referência e procurá-lo noutras bibliotecas. E, sorte minha, o livro foi encontrado, uma edição bastante antiga, na biblioteca Municipal de Belém, salvo erro. Foi-me então emprestado por cerca de um mês, pois tendo em conta que estávamos no final do ano letivo, o prazo de entrega foi alargado.


Embora tardiamente, quero expressar publicamente à Biblioteca da Escola Fonseca Benevides, na pessoa da sua coordenadora, a oportunidade de me ter dado a conhecer um livro que, segundo a opinião de certos críticos, é um dos livros mais importantes da história da literatura, devido a um humor cínico que se traduz numa liberdade criadora grotesca e mágica.


Trata-se da  história do jovem Óscar, da cidade de Danzig, atual Gdansk, anão e disforme, que a partir dos três anos de idade toma, segundo o próprio,  a decisão de deixar de crescer. Ao receber um tambor de lata, a sua vida funde-se com a desse objeto que o vai acompanhar, nas suas várias versões físicas, na história da Alemanha antes e durante a II  Guerra Mundial.


Bom trabalho Biblioteca da ESFB. Parabéns

Sem comentários:

Enviar um comentário