sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Mova-se por esta causa...Concerto na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa - GRÁTIS

 

Dia Europeu da Doação de Órgãos, assinalado a 10 de outubro, com várias iniciativas pela cidade



Lisboa acolhe o 17.º Dia Europeu da Doação de Órgãos, assinalado a 10 de outubro, com várias iniciativas pela cidade.
O Conselho da Europa organiza, desde 1998, o Dia Europeu da Doação de Órgãos e Transplante (European Organ Donation Day – EODD) para promover a doação e o transplante de órgãos nos seus Estados-Membros.

Em 2015, Lisboa foi a cidade escolhida para acolher este evento comemorativo, assinalado no dia 10 de outubro, com várias iniciativas, dinamizadas pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP (IPST), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Transplantação, sob o tema “arte da transplantação”.

O programa organizado tem por base o “Manifesto das 7 Artes” – dança, escultura, teatro, pintura, música, literatura e cinema e tem como objetivo informar e esclarecer a população portuguesa sobre a doação e transplantação, homenagear os dadores e as suas famílias, bem como todos os profissionais e stakeholders (parceiros) envolvidos na doação e transplantação. Programa
  • Dia 9 de outubro
Música
21h30 - Concerto na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
A Associação Musical Lisboa Cantat, o Coro da Universidade Técnica de Lisboa e a Banda de Música da Força Aérea interpretam “Carmina Burana” de Carl Orff.
A entrada no concerto é gratuita, devendo os bilhetes (limite de 2 por pessoa) ser levantados nos seguintes locais:
Serviço Centrais da Junta de Freguesia de Alvalade – Rua do Conde de Arnoso, n.º 5 B – Lisboa - de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas;
Serviços Centrais do Instituto Português do Sangue e da Transplantação – Avenida Miguel Bombarda, 6 – de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas;
Loja da Universidade de Lisboa (junto ao Foyer da Aula Magna) - Alameda da Universidade – de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas.
  • Dia 10 de outubro
Manhã
Dia Europeu da Doação de Órgãos, assinalado a 10 de outubro, com várias iniciativas pela cidade
A cerimónia oficial, apresentada por Catarina Furtado, destina-se a prestar tributo a todos os intervenientes nesta atividade.
A sessão solene deverá contar com intervenções do Presidente Conselho Diretivo IPST, Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, Representante do European Directorate for the Quality of Medicines & Health Care (EDQM) e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
A cerimónia termina com um pequeno concerto do Coro "Pequenos Cantores dos Jerónimos".
Tarde
Atividades de Rua
12h00 – 17h00
Praça dos Restauradores
Conferência
14h00 – 16h30
"A doação de órgão no século 21"
O EODD 2015 será um momento de celebração e sensibilização para todos os cidadãos e envolverá todas as organizações envolvidas na doação e transplantação de órgãos, tecidos e células.
    Fonte: Portal da Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário