terça-feira, 17 de janeiro de 2017

C O N S U L T Ó R  I O    L I N G U  Í S T I C O


RESPOSTA 
AO ÚLTIMO DESAFIO LINGUÍSTICO



Qual é o erro de construção na frase que se segue?

Eu e a minha colega somos a favor do Acordo Ortográfico, o que significa que os seus argumentos vão de encontro aos meus.
Resposta: 
O erro está na construção «vão de encontro aos». A frase, numa versão corrigida, deve assumir a forma: Eu e a minha colega somos a favor do Acordo Ortográfico, o que significa que os seus argumentos vão ao encontro dos meus.

Ambas as locuções prepositivas podem ser usadas e, apesar da sua semelhança, possuem significados diversos e opostos.
      Ir ao encontro de significa  ‘ir em direção a’, ‘antecipar-se ao encontro’. Exemplo: “A opinião do Presidente da Câmara vai ao encontro dos interesses da população.”
      Ir de encontro a significa ‘ir contra, contrapor-se, chocar(-se)’. Exemplo: “O carro foi de encontro ao poste”. No sentido figurado, exprime discordância, divergência, oposição. Exemplo: “As experiências e Pasteur iam de encontro às ideias da geração espontânea, vigentes na época”.
      O equívoco de uma expressão por outra muda radicalmente o sentido da frase, pois são expressões antagónicas.

A equipa da Biblioteca Escolar.



Sem comentários:

Enviar um comentário