domingo, 5 de fevereiro de 2017

C O N S U L T Ó R  I O    L I N G U  Í S T I C O


Qual é a diferença entre adesão e aderência?


         Ambos os vocábulos exprimem uma ideia de ligação


        Edite Fiúza, professora de Ciências Físico-Químicas, explica que adesão designa «a união», «o acordo», «uma ligação ideológica», «a aceitação dos princípios de uma ideia, de uma doutrina, de um modo de vida», pelo que pode ser utilizado em expressões como: «adesão ao futebol», «adesão ao Cristianismo». Quando se utiliza este vocábulo, está presente a vontade, o sentimento de quem adere, de quem aprova, de quem escolhe. Adesão relaciona-se com a filiação num grupo social ou com a adoção de hábitos ou procedimentos ligados a atividades, ideais, paradigmas, filosofias de vida, visões do mundo e crenças.
A mesma docente ainda explica que aderência significa «ação ou efeito de aderir», «qualidade ou atributo do que é aderente», «união de uma coisa com outra(s)». É utilizada em expressões como: «a aderência dos pneus ao solo», «a aderência do pó aos móveis». Utiliza-se, pois, aderência, quando se pretende referir que alguma substância ou matéria está unida a algo, ou referir uma ligação concreta, material, normalmente de pouca solidez. Ou seja, aderência é um termo da linguagem corrente que, em Física, significa atrito entre superfícies em contacto. Quanto maiores forem as irregularidades existentes nessas superfícies, maior será o atrito entre elas e, assim, menos facilidade terão em deslizar, ou seja, maior será a aderência entre elas. Em situações da vida real, a aderência pode ser-nos útil ou prejudicial: por exemplo, convém que os pneus dos carros apresentem uma certa aderência sob o risco de deslizarem demasiado; por outro lado, convém que as pistas de gelo sejam o mais lisas possível para que os patinadores possam deslizar com uma aderência mínima.
Os professores António Tavares, Jorge Lopes e Manuela Silva, «autores criativos», sugerem o seguinte exemplo que traduz, de forma clara, a diferença de uso correto entre os dois vocábulos: «O colesterol tem uma boa aderência às veias, por isso faça a sua adesão a um seguro de saúde.».

Sem comentários:

Enviar um comentário