quarta-feira, 12 de outubro de 2016

C O N S U L T Ó R  I O    L I N G U  Í S T I C O


DESAFIO DA SEMANA 
- de 3 a 7 de outubro - 


Diz-se "Obrigado" ou "Obrigada"?!


Os alunos Duarte Correia e Rute Belo construíram duas boas respostas para o desafio da semana passada. Deixamos aqui um apanhado das suas considerações:

Pode dizer-se tanto Obrigado, como Obrigada, pois estes dois vocábulos pertencem à classe dos adjetivos que, como nós sabemos, variam em género (masculino e feminino) e em número (singular e plural). A título de curiosidade, este adjetivo deriva do latim Obligatus.
Assim, emprega-se, de forma exclamativa, Obrigado! ou Obrigada!, Muito obrigado! ou Muito obrigada!, como fórmula de agradecimento, de acordo com o género de quem o profere. Desta forma, a Maria dirá «Obrigada!» [=Estou agradecida!) e o Joaquim dirá «Obrigado!» (=Estou agradecido!). O Guilherme, em nome dele e do primo, poderá dizer «Obrigados!» (=Estamos agradecidos!).

C U R I O S I D A D E
Sobre o significado de agradecer  e sobre a forma de agradecimento «Obrigado!», aqui fica o convite para assistirem a uma intervenção, em 2014, de António Sampaio de Nóvoa, professor universitário português e candidato a presidente da República Portuguesa (realização marcada em 24 de janeiro de 2016): https://www.youtube.com/watch?v=QaRKmBO5CEs&feature=youtu.be 


Sem comentários:

Enviar um comentário