sexta-feira, 29 de abril de 2016

Molière: TOC-TOC-TOC… silêncio que o espetáculo vai começar!

 
Molière ficou conhecido por ter introduzido as pancadas que anunciam o início de um espetáculo teatral. Observador atento da sociedade do seu tempo, Molière viveu em pleno século XVII, época em que o teatro era muito apreciado e o público exaltava em voz alta os seus desagrados e simpatias para com os atores. Considerado um mestre da comédia, as suas peças retratavam com humor e espírito crítico a sociedade do seu tempo.
A propósito das celebrações do Dia do Livro, este ano voltamos as nossas atenções para a obra de Molière. Nesta visita oficina vamos descobrir o seu teatro, conhecer e recriar as figuras das suas peças.

 
 
 
 
 Ofícina: 30 abril 2016
14:30
Para quem?

 

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Anote na sua agenda!




A zona compreendida entre o Carmo e a Trindade foi a escolhida para a quarta edição da Noite da Literatura Europeia. As leituras vão ter lugar em dez magníficos locais: Terreiro Místico da Igreja do Santíssimo Sacramento (Alemanha), Vertigo Café (Áustria), Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Espanha), Sala de Extrações da Lotaria (Finlândia), O Purista - Barbière (França), Sala do ...Brasão do Museu de São Roque (Grécia), Academia de Amadores de Música (Itália), Cafetaria do Museu de São Roque (Portugal), O Mundo do Livro (Chiado) desde 1945 (República Checa) e Teatro da Trindade (Roménia). Não percam esta noite única da #NLEpt.
Mais informações:
https://www.facebook.com/events/1113923855338673/



terça-feira, 26 de abril de 2016

Grito de Liberdade, 25 de abril, sempre...

 

"A liberdade vai passar por aqui..." 

 

 

A literatura é o único instrumento realmente capaz de mudar o homem





Antes que falemos de Literatura propriamente, há um fator que antecede que é oportuno mencionar. A Literatura, antes mesmo das inscrições rupestres e das escritas cuneiformes, já existia em sua forma oral. É fácil imaginar o Homo sapiens, ainda na era das cavernas, no fim do dia, início da noite, ao redor do fogo, narrando suas façanhas de caçador (...)

Leia + : http://www.revistabula.com/4209-a-literatura-e-o-unico-instrumento-realmente-capaz-de-mudar-o-homem/

                                                                                                                 Fonte: Revista Bula

Há efemérides que não nos podem passar ao lado...


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.


 
 
Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Hoje, "D. Maria II" aguarda-nos impacientemente...


Dia especial...
A nossa
vai ao Teatro Nacional...
Somos


 
Alunos, professores, E.E. e funcionários
 
Dia para a história…
Fica na retina…

Guarda-se na memória…
 
para além dos olhos...
 

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assistiu, no Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, à peça de teatro “O Impromptu de Versailles”, de Molière, inserida nas comemorações dos 170 anos deste Teatro Nacional.


 
                                                                                
                                                                                                   Blogue da Presidência da República Portuguesa

terça-feira, 19 de abril de 2016

Colóquio "A Mesa e as Artes" no Palácio da Ajuda


Nos dias 6 e 7 de Maio terá lugar no Palácio Nacional da Ajuda o primeiro Colóquio de Primavera do projecto DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia. 
Partindo do tema «A Mesa e as Artes», o encontro abordará os aparatos e menus de mesas aristocratas e burguesas, da Idade Média à atualidade.








Programa: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/meetings-and-conferences/mesa-e-artes/

Atenção, jovens leitores, acrescentem mais um E-Book à vossa Biblioteca.

 
 
 
 
 


Sinopse: no mundo digital que as palavras entretecem o bem mais precioso das redes sociais: a partilha de saberes!".
No meu primeiro livro digital que me ocupou 7 minutos desta tarde, obtive esta "moral da história". Com animações bastante simples e cativantes e num ambiente "digital" que nos provoca interesse, Carlos Correia transmite a sua ideia de impor um neologismo num dicionário - "Fantabuloso".

Livro aconselhável para a faixa etária dos 14-16 anos

Fonte: Plano Nacional de Leitura

Formação gratuita - "Literacia e Media Digitais" (2ª sessão)

Esta iniciativa tem como objetivo: desenvolver uma ação que facilite a relação das pessoas com a Internet...
Integra-se no âmbito do projeto 7 dias com os MEDIA.

Entrada gratuita mediante inscrição prévia a partir de 4 de abril: hemeroteca@cm-lisboa.pt.

Telf.: 218 172 430

segunda-feira, 11 de abril de 2016

D. Maria II espera por nós...



Todos no Teatro Nacional D. Maria II




D. Maria II espera por nós...




Todos no Teatro Nacional D. Maria II





Sinopse: 
Oito dias. Escrever e encenar uma peça para o rei em apenas oito dias. É este o desafio que Molière coloca à sua trupe de atores. É este o desafio que vemos desenrolar-se em O Impromptu de Versalhes onde, perante a incredulidade de todos, Molière se apresenta como dramaturgo e ator de si próprio.

Um espetáculo que é um ensaio para o grande espetáculo. Ansiedade e expectativa. Debate e incerteza. Virá ele a acontecer? Uma autêntica celebração do ato teatral. Uma ficção sem postulados ficcionais. Esta é uma comédia brilhante sobre o próprio teatro que sobe, pela mão de Miguel Loureiro, ao palco do D. Maria II na celebração do seu 170º aniversário.

Teatro Nacional D. Maria II


Ficha Técnica:

Encenação Miguel Loureiro
Tradução João Paulo Esteves da Silva
Dramaturgia Miguel Loureiro, Rodrigo Abecasis Fernandes, Vera Kalantrupmann com Álvaro Correia, Carla Bolito, Inês Nogueira, João Estima, Lúcia Maria, Maria Amélia Matta, Maria Duarte, Miguel Loureiro, Vera Kalantrupmann, Ana Tang, Sandra Pereira, Victor Yovani e Maria do Mar (violinista)
Espaço e objetos cénicos André Guedes
Figurinos Ana Rita Antunes, Catarina Graça desenho de luz Daniel Worm
Danças Miguel Pereira
Caracterização e cabelos Jorge Bragada e Fátima Sousa
Assistência de espaço e objetos cénicos Sara Caria
Supervisão de figurinos Mariana Sá Nogueira
Direção de produção Nuno Pratas
Produção Culturproject
Coprodução TNDM II

170 anos do D. Maria II

Uma ideia, um edifício, uma comunidade.

Foi há 170 anos que o D. Maria II nasceu.

Neste aniversário, recordamos o papel singular do Teatro Nacional na vida cultural do nosso país e, acima de tudo, fazemos curto-circuito entre o passado e o presente, porque só um teatro pode viver 170 anos sem envelhecer.

Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços.




terça-feira, 5 de abril de 2016

Livro digital gratuito sobre educação inclusiva.


Para Pais e Professores

 


A Educação Inclusiva tem a missão de transformar a escola regular em um espaço preparado para também acolher as pessoas com deficiência. Desse cenário fazem parte aprendizes com os mais diferentes tipos de necessidades especiais, da pessoa surda até a criança autista ou superdotada.

Ao preparar o ambiente escolar para ser um espaço acolhedor das pessoas com deficiência, a tendência é considerar apenas questões referentes à acessibilidade ou à adoção de tecnologias que facilitem o andamento das atividades. No entanto, é imprescindível destacar o papel do docente frente a esse novo cenário de inclusão. Não se trata de transformar a escola em um centro de educação especial e sim de fazer com que as escolas e os professores sejam capazes de atender alunos com e sem deficiência em um mesmo ambiente, o da escola regular, permitindo que a inclusão exista de fato e como direito.

Essa tarefa não é simples. Foi a partir dessas questões que o pesquisador José Ribamar Lopes Batista Júnior, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), decidiu ajudar gestores, professores e até mesmo pais a transitar por esse cenário. (...)