sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Os Robots à conquista do mundo e arredores!

No próximo dia 3 de novembro, em especial para os alunos dos Cursos Profissionais das áreas de Eletrónica e de Informática, teremos a oportunidade de ouvir o Doutor Luís Correia, Professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na palestra intitulada:  Os Robots à conquista do mundo e arredores!





quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Quem roubou a minha identidade?


No próximo dia 19 de outubro, para o primeiro momento da Escola em Rede, teremos o privilégio de ouvir o Doutor Pedro Vieira, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança e Professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na palestra intitulada:  Quem roubou a minha identidade?




Queremos que a nossa comunidade desenvolva uma educação e cidadania digital mais consciente,  incentivando o uso correto e seguro das tecnologias de informação, em benefício da sociedade. 

Temos também o objetivo de promover a proteção online das crianças e jovens, através da sensibilização para  riscos e perigos na utilização da Internet,  nomeadamente a partilha de dados pessoais.

cncs.gov.pt/                                                                  
ciencias.ulisboa.pt/


Venham, participem e alarguem conhecimentos "para além dos olhos..."


ALUNOS - AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

PROFESSORES - AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Venham, participem e alarguem conhecimentos "para além dos olhos..."






Continuando a apostar numa visão estratégica de inovação, este ano letivo, a Biblioteca Escolar da ESFB lança um ciclo multidisciplinar de palestras e de workshops, “Escola em Rede”, focado na divulgação e na discussão de temas relevantes e atuais.



Aguardamos a participação de toda a comunidade educativa.


sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Conferência PNL2027 | Presente-Futuro: A Urgência da Leitura




A leitura é um direito humano, condição indispensável de liberdade e de igualdade. O domínio competente da leitura suscita o conhecimento, enriquece o desempenho individual e coletivo e promove o desenvolvimento económico, social e cultural do país, constituindo-se como um desígnio nacional.
O Plano Nacional de Leitura (PNL) é o instrumento para uma política pública que tem por missão dar resposta a este desígnio, procurando contribuir para a melhoria dos hábitos e das competências de leitura dos portugueses.
O progresso tecnológico e o desenvolvimento da economia da informação e do conhecimento têm-se traduzido por grandes mudanças dos ecossistemas culturais, dos sujeitos leitores e dos seus modos de ler, colocando desafios imperativos à prática da leitura e à literacia.
Relançado numa fase nova, o PNL 2017-2027 visa responder a estas problemáticas e desafios, tendo por base um conjunto ampliado e inovador de linhas de orientação estratégica.
A Conferência PNL 2027, Presente-Futuro, a Urgência da Leitura, propõe-se debater os conceitos e fundamentos que devem suportar políticas de leitura e escrita favoráveis às múltiplas literacias que a atualidade exige, apontar novas vias de evolução – em conformidade com a experiência e o saber científico acumulados a nível nacional e internacional – e inspirar novas ações criativas e inovadoras.

                                                                      Fonte: PNL

domingo, 8 de outubro de 2017

Kazuo Ishiguro vence Nobel da Literatura




O autor de "Os Despojos do Dia" reagiu à notícia com típica reserva, alguma dúvida e muita satisfação

O romancista nipo-britânico Kazuo Ishiguro (n.1954) foi hoje anunciado como o Nobel da Literatura de 2017. Não sendo um dos nomes mais esperados, também não é uma surpresa total, dada a sua relativa proeminência entre os atuais autores do Reino Unido.

Para saber maisa, consulte por favor o link seguinte:  



                                                                                                     Fonte: semanário "Expresso"
                                                                                                     05-10-2017



Poesia e mar...








Quando eu morrer voltarei para buscar 
os instantes que não vivi junto do mar





Mar

I
De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua
.
II
Cheiro a terra as árvores e o vento
Que a Primavera enche de perfumes
Mas neles só quero e só procuro
A selvagem exalação das ondas
Subindo para os astros como um grito puro.



in Poesia, 1944


Fonte: Instituto Camões




sugestão musical...