quinta-feira, 28 de novembro de 2019

A UNESCO lança uma nova publicação: Relatório sobre violência contra meninas e mulheres



Por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, com o apoio da Delegação Permanente do Canadá na UNESCO e em colaboração com a França Médias Monde, a UNESCO apresenta em 22 de novembro de 2019 na sua sede, em Paris, a publicação "Relatório sobre a violência contra meninas e mulheres: um manual para jornalistas".
Concebido no âmbito do mandato da UNESCO de promover o desenvolvimento nos media, da educação jornalística e da igualdade entre homens e mulheres, este manual é um recurso para profissionais dos media em todo o mundo, com a intenção de estimular a reflexão sobre as práticas atuais de informação, promovendo e melhorando a cobertura ética da violência de genero.
"Abordar a violência de género significa abordar uma questão que preocupa a humanidade. Refletir sobre representações tendenciosas, estereótipos, preconceitos e violência contra meninas e mulheres significa introduzir mudanças para que, finalmente, essa violência seja coberta pelos media de uma maneira que reflita plenamente as preocupações das nossas sociedades ...] Os jornalistas podem ajudar a quebrar o silêncio e a tirar esse assunto da esfera privada, onde muitas vezes permanece relegado ".
Trecho de "Reportagem sobre violência contra meninas e mulheres: manual para jornalistas", UNESCO, Paris, 2019

A publicação

O jornalismo ao serviço do interesse público é uma alavanca essencial na luta contra a violência contra mulheres e meninas. Embora a cobertura tenha melhorado nos últimos anos em muitas partes do mundo, os relatórios atuais sobre violência de género ainda estão longe de descrever com precisão o escopo e a profundidade do que poderia ser descrito como uma epidemia global, mas silenciosa.
(...)
primeiro capítulo fornece conhecimentos básicos e referências em 10 áreas temáticas:
  • Cyberbullying e assédio online de mulheres jornalistas
  • Assédio sexual, agressão sexual e estupro
  • Feticidio e infanticidio específicos de género
  • Tráfico de seres humanos e contrabando de migrantes
  • Os chamados crimes de "honra"
  • Casamentos forçados
  • Casamentos precoces ou casamentos de crianças
  • Mutilação / Ablação Genital Feminina
  • Violência contra as mulheres em conflito          
  • Violência de um parceiro íntimo ou antigo e assassinatos domésticos
Fornece aos profissionais dos media algumas recomendações e exemplos de boas práticas. O manual também visa ajudar os jornalistas a lidar melhor com os dilemas que enfrentam ao reportar essas questões específicas de género.
Cada subcapítulo temático inclui as seções Definição, Figuras, Explicações e Contexto, bem como dicas e boas práticas sobre como abordar o tópico. Também contém um glossário com as principais noções e uma lista de recursos úteis em relação ao tópico. O manual mostra como cada tipo de violência ocorre nos países em desenvolvimento e nos países desenvolvidos e, portanto, diz respeito a todos nós.
segundo capítulo oferece recomendações gerais sobre como abordar e enquadrar histórias sobre a violência contra mulheres e meninas. Fornece conselhos práticos sobre as principais etapas do processo de criação de relatórios e edição, como garantir o senso de dignidade, a segurança e confiança dos entrevistados, o consentimento informado, a audição receptiva, a escolha do local, a sensibilidade cultural, a escolha do intérprete, a entrevista das crianças, a escolha das imagens, etc.
Uma seção final contém uma lista de declarações, resoluções e convenções internacionais.
O manual “Denunciar violência contra meninas e mulheres: um manual para jornalistas” está disponível em francês e inglês aqui.

Referência: Informar sobre las violencias contra las niñas y las mujeres: La UNESCO lanza una nueva publicación. (2019). UNESCO. Retrieved 26 November 2019, from https://es.unesco.org/news/informar-violencias-ninas-y-mujeres-unesco-lanza-nueva-publicacion


Fonte: Blogue da RBE

Humanizar é imprescindível!








para além dos olhos...

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

A nossa Comunidade de Leitores, "As Voltas dos Livros", espera por todos nós...






Caros leitores(as),

Numa altura em que a era digital concebeu novas formas de ler o mundo, combinando uma multiplicidade de textos, de linguagens e de formatos, a Biblioteca Escolar desafia a escola (discentes, docentes, pais/ encarregados de educação e funcionários) a participarem ativamente na nossa comunidade de leitores “As Voltas dos Livros”no dia 12 de dezembro, 5ª feira, pelas 16h.45, na Biblioteca Escolar.
Assim, ao vivermos tempos em que a reflorestação nacional é imperativa, o livro proposto é “O homem que plantava árvores” de Jean Giono, que se encontra disponível em formato PDF, em inglês, espanhol e francês,  no nosso repositório de leitura,  cujo acesso está facilitado, através do atalho https://esfb.sharepoint.com/bib/sub2) do portal da plataforma e-schooling.
Contando com o vosso forte envolvimento, transformemos, pois, esta deliciosa narrativa intemporal (leitura em 30 minutos), apresentada pelos alunos, e professores, num ato comunicativo singular: símbolo de liberdade, de responsabilidade e de altruísmo desmedidos.
Plantemos, juntos, uma vasta e duradoira floresta de leitores, 

para além dos olhos...
                                                      





para além dos olhos...

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Amanhã, dia 14 de novembro de 2019, 5ª feira, há "Chá da Letras"!









Caros colegas,
Amanhã, ninguém quer ficar de fora...
Voltamos a entrar, durante quinze minutos, no balneário mais apetecível da nossa escola.
Bebamos, então, com muita satisfação, um chá delicioso, acompanhado por palavras inolvidáveis,  escolhidas pela nossa anfitriã,  Professora Bebiana Rocha.
Com as melhores saudações, "para além dos olhos..."

                                                                                                      para além dos olhos...

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Sugestão musical...



Bom fim de semana!






                                        para além dos olhos...

Vamos imaginar...


Uma viagem fantástica ao Universo, dirigida pela professora Lília Miguel...





para além dos olhos...

Evento grátis: "K-Pop Cover Dance Festival 2019 @ Museu do Oriente"



K-POP COVER DANCE FESTIVAL 2019

20 Novembro | 19.00 | Auditório
Duração 120’, com intervalo
Entrada gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia.


O evento K-Pop Cover Dance Festival 2019 é organizado pela Embaixada da Coreia que o dedica a todos os fãs portugueses de K-Pop.

para além dos olhos...

quarta-feira, 6 de novembro de 2019