quinta-feira, 6 de junho de 2024

Passeio Literário - "Arrábida - pelo olhar do poeta"

 

Perto do final do ano letivo, procuramos, sempre que possível, aliviar o depósito da fadiga no encontro com a paleta de verdes e azuis que a mãe-natureza oferece.

O nosso olhar atravessa o grande Tejo para repousar no idílico Parque Natural da Arrábida, fonte inesgotável de inspiração para Sebastião da Gama, durante o período curto, mas intenso da sua existência.

Pelas veredas coloridas da paisagem luxuriante, no seio dos aromas selvagens e da história fascinante dos monges franciscanos, que habitaram o Convento de Santa Maria da Arrábida, orientamo-nos, naturalmente, pela bússola de afetos do poeta e, no meio dos seus inúmeros versos, confirmamos que “o segredo é amar”.

No ano marcado pelo centenário do seu nascimento, aconchegamos o espírito através da frescura verdejante e alcançamos a esperança, pois cremos que “pelo sonho é que vamos…"







                                      


                                        para além dos olhos...
                                    

Sardinhas para todos - Arte na BE

 

                                     Há oito novas sardinhas na coleção Sardinhas by Bordallo ...    


                                            Nota:  aguardamos as fotos alusivas à atividade.

1.º centenário do nascimento do poeta Sebastião da Gama.

 


Sebastião da Gama

Jovem poeta, jovem professor, jovem ambientalista. Na vida de Sebastião da Gama (1924-1952) aconteceu tudo muito cedo e de forma intensa. Começou a fazer poesia ainda estudante, a todos cativava pela generosidade e simplicidade das palavras e dos gestos. Fez o estágio para professor de português na escola Comercial Veiga Beirão, experiência letiva que narrou no seu “Diário” publicado em 1958. Defendia uma relação de proximidade entre aluno e professor, dizia que “ensinar é amar”. O longo texto, uma reflexão pedagógica, marcou gerações e é tido como exemplo a seguir, estando atualmente na décima terceira edição.

Nascido em Vila Nogueira de Azeitão a 10 de Abril de 1924, Sebastião da Gama terá problemas de saúde que, por indicação médica, o levam ao ar puro da serra da Arrábida, no concelho de Setúbal. Rodeado por todas as tonalidades de verde, com o mar ao fundo, escreve verdadeiros hinos à natureza e desenvolve uma consciência ambiental. A defesa do seu “paraíso” que começava a ser destruído pelo asfalto das estradas, inspira a fundação da Liga para a Proteção da Natureza, em 1948, a primeira associação ambientalista portuguesa.

O poeta de Azeitão morre aos 27 anos, a poucos meses de completar o vigésimo oitavo aniversário, vitima de tuberculose, deixando uma obra vasta e coerente: «Pelo sonho é que vamos», «Serra- Mãe», «Loas a Nossa Senhora da Arrábida» e o «O segredo é amar», são obras que revelam um autor único que privilegia a relação com o divino.

Fonte:  Agrupamento de Escolas Sebastião da  Gama







Fonte: Youtube




Encontro dos "fonsequinos" - Pessoas & Memórias - Pilares de Sustentabilidade






 
Este ano a nossa “Fonsequinha” completa os 110 anos.

Os novos tempos clamam pela incorporação da sustentabilidade, enquanto caminho de modernização, de resiliência e de valorização da nossa Instituição face aos desafios atuais.

Como as memórias coletivas e individuais se afiguram pilares essenciais de agregação de conhecimento e de união entre todas as pessoas, que marcaram as etapas da história da nossa ESFB, no dia 20 de junho de 2024, a partir das 17h.00, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Fonseca Benevides, contamos com a sua presença num encontro intergeracional, enaltecido pela gratidão, pelas memórias e pelas ideias que ampliam mais horizontes de sustentabilidade para o futuro da nossa Fonseca.

                          para além dos olhos...

A sustentabilidade da Natureza em "Os Lusíadas".

Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2024 por Ana Cristina Silva


No âmbito da comemoração do 5.º Centenário do nascimento de Luís de Camões.

As mulheres em "Os Lusíadas".

Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2024 por Ana Cristina Silva 


No âmbito da Comemoração do 5.º Centenário do nascimento de Luís de Camões.

Os Lusíadas, I Estrofe

Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2024 por Ana Cristina Silva 


Comemoração do 5.º Centenário do nascimento de Luís de Camões.

Biografia de Luís Camões.


Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2024 por Ana Cristina Silva 



   
                                    Comemoração do 5.º Centenário do Nascimento de Luís de Camões.