sexta-feira, 26 de junho de 2015

Entrada gratuita... no Alto de Santo Amaro, em Alcântara.


Festival Enlaces




A primeira edição do Festival Enlaces inaugura já esta sexta-feira, 26, às 19h30, e termina no domingo 28, às 22h00. O festival realiza-se no Alto de Santo Amaro, em Alcântara, e tem entrada gratuita.


O cartaz inclui músicos residentes em Portugal, como o venezuelano Diego Gil Fortoul e o grupo de dança folclórica mexicana Chapulines, e músicos que atravessam o Atlântico diretamente para o palco Enlaces, como o Duo Passim, Cylene Araújo e Giana Viscardi. 

Paralelamente, estão previstas actividades com um forte caráter participativo, como as sessões "Nuestra Poesía" ou "Tango na Rua", onde o público é convidado a recitar alguns versos e a dançar.

sugestão musical...



Nasce em Arroios o primeiro arquivo nacional de memórias autobiográficas...




As histórias dos indivíduos acabam, na maior parte das vezes, por se entrelaçarem com os pequenos e os grandes acontecimentos da História de um país e com eles estabelecer uma relação única. Diários, cartas, fotografias e filmes caseiros ou simples evocações feitas pelas pessoas são uma parte importante na construção da memória de cada um. Mas esses documentos servem também para ajudar  a construir a narrativa de uma comunidade. Lisboa não é diferente e, por isso, se adivinha muito relevante conhecer o que quiseram deixar registado aqueles que a habitam ou habitaram. Essa é a ambição do Arquivo dos Diários, que agora começa a trabalhar  e que será apresentado ao público nesta sexta-feira (26 de Junho), pelas 15h, no Museu do Design.



O Corvo  
 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

notícia e sugestão literária


Escritora portuguesa Hélia Correia vence Prémio Camões

Para saber mais:  http://www.noticiasaominuto.com/cultura/407354/escritora-portuguesa-helia-correia-vence-premio-camoes                     

Notícias ao Minuto

  
 


 Sinopse:
Este livro reúne onze contos de Hélia Correia. Alguns têm referências reconhecíveis. «Seroda» é outra história de Mariana Cruz, de Amor de Perdição, e «Captura», «um outro ponto de vista para "A Imitação da Rosa" de Clarice Lispector». «Uma Noite em Luddenden» evoca Branwell Brontë. «Hélder e Djalme» são nomes retirados de pessoas reais. «A Dama Singular» é dedicado a uma escritora portuguesa.