domingo, 19 de maio de 2019

A Língua Portuguesa
 vai ser celebrada a 22 de maio
                          na UNESCO
 A principal sala da sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, vai ser o local da celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP que aquela organização da ONU realiza a 22 de maio, entre as 16h30 e as 19h.
Segundo um comunicado divulgado pela Delegação Permanente de Portugal junto da UNESCO, a iniciativa terá a participação da comunidade educativa de língua portuguesa daquela área metropolitana e o programa incluirá apresentações escolares, mesa redonda com humoristas e momentos musicais.
“Estão ainda previstas intervenções institucionais pelos altos representantes presentes”, refere o comunicado.
O evento está aberto à participação das comunidades dos países CPLP e de todos os outros interessados, mediante inscrição prévia online em http://bit.ly/dialinguaptunesco no limite dos lugares disponíveis.
As celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é promovida pelas delegações permanentes dos países da CPLP junto da UNESCO, em colaboração com as missões diplomáticas e consulados bilaterais dos países CPLP em Paris.
O dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2009 e, desde então, tem sido celebrado um pouco por todo o mundo.
“A sede da UNESCO é um local particularmente apropriado, que se reveste de um especial simbolismo, pela sua missão e valores fundacionais, para festejar a língua oficial de nove países e da região de Macau (China), distribuídos por cinco continentes, valorizando a sua universalidade e a diversidade das culturas no seu seio.
A língua portuguesa é a língua mais falada no hemisfério sul e a sexta língua mais falada no mundo”, sublinha o comunicado da Delegação Permanente de Portugal.
“A reunião deste grupo de Estados – englobando cerca de 265 milhões de pessoas – consolidou uma realidade já existente, resultante da tradicional cooperação Portugal-Brasil e dos novos laços de fraternidade e cooperação que, a partir de meados da década de 1970, se alargaram às novas nações de língua oficial portuguesa”, refere ainda o comunicado.
Em 2009, a CPLP instituiu o dia 5 de Maio como dia da Língua Portuguesa e da Cultura como forma de festejar a língua oficial de nove países e da região de Macau (China), valorizando a sua universalidade e a diversidade das culturas no seu seio. A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O português é igualmente língua oficial de múltiplas organizações internacionais, nomeadamente da Organização dos Estados Americanos, da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, da Associação Latino-Americana de Integração, da União de Nações Sul-Americanas, da UNESCO, da União Africana e da União Europeia.
A CPLP conta ainda com 18 países observadores associados – Geórgia, Grão-Ducado de Luxemburgo, Hungria, Japão, Principado de Andorra, Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, Argentina, República Checa, Chile, Eslováquia, França, Ilha Maurícia, à Itália, Namíbia, Uruguai, Senegal, Sérvia e Turquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário