quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Um grande obrigada, para a nossa "Guia do Céu"!



                              

 Há muitas formas de olhar para o céu, mas “olhar” , como sabem, não significa "ver", sobretudo, quando a visão acarreta uma “paixão” profunda pela astronomia, marcada pelo fascínio das narrativas intemporais de Júlio Verne.


De facto, no dia 6 de janeiro de 2021, perante a perplexidade de muitos, a serenidade e a grande mestria da nossa palestrante, Professora Lília Miguel, influenciada, desde tenra idade, pelo intemporal precursor francês da literatura moderna de ficção científica, encantou as várias comunidades educativas das diferentes escolas, através da realização de uma viagem espacial inolvidável.

Ao longo da empolgante viagem, a oradora começou por lançar três questões pertinentes: “Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?”. De seguida, a partir do “Stellarium”, a nossa curiosidade levitou, visto que, de uma forma muito acessível, mas bastante completa, falou-nos de questões muito relevantes, relacionadas com a astronomia, tais como:
- Estação Espacial internacional- ISS;
- Sondas espaciais;
- Exploração da Lua: programa Apollo- Nasa de 1961 e 1972 e Projeto Artemis – Nasa 2024;
- Rovers em Marte;
- Telescópio Espacial James Webb.

A sapiência das suas palavras entranhou-nos, feericamente, no maravilhoso Universo que nos provocou, em crescendo, um espanto de interminável beleza.


Os sessenta minutos de viagem não chegaram, para acolher as inúmeras perguntas quer dos alunos, quer dos professores que manifestaram, explicitamente, o seu enorme interesse por esta área da ciência.

No final, todos ficámos com a certeza que o Universo agradece, profundamente, por existir, na Terra”, uma “G”rande guia do “Céu”.

Um sentido obrigada, de todos nós."


                                                                                            Maria João Martins

                                                                             (Professora Bibliotecária)

Sem comentários:

Enviar um comentário