segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

"Aquecimento dos oceanos passou ponto sem retorno em 2014"





Foto: Vincent LECOMTE / Gamma-Rapho via Getty ImagesSOCIEDADE
Aquecimento dos oceanos passou “ponto sem retorno”em 2014


A conclusão é apresentada num novo estudo. “As alterações climáticas não são algo incerto que podem acontecer num futuro distante. São um facto histórico que já ocorreu”, alerta um dos autores.

Um novo estudo, publicado na revista científica “Plos Climate”, aponta que o aquecimento dos oceanos ultrapassou um “ponto sem retorno” em 2014. Os investigadores, que analisaram a temperatura das águas dos mares registadas nos últimos 150 anos, concluem que o aumento extremo deve-se ao aquecimento global.

“As alterações climáticas não são algo incerto que podem acontecer num futuro distante. São um facto histórico que já ocorreu”, afirma Kyle Van Houtan, investigador e um dos autores do estudo.

“As mudanças climáticas extremas estão aqui, estão nos oceanos, e os oceanos sustentam toda a vida na Terra”, adverte o especialista.

Os dados revelam que elevadas temperaturas oceânicas eram verificadas em apenas 2% do tempo há um século, enquanto desde 2014 são comuns em, pelo menos, 50% do tempo.

Nas regiões mais quentes, temperaturas extremas ocorrem em 90% do tempo, o que afeta “severamente” a vida selvagem, escreve o “The Guardian”.

Mais de 90% do calor produzido pelo efeito estufa é absorvido pelos oceanos, que desempenham um papel preponderante na manutenção de um clima estável.

Sem comentários:

Enviar um comentário