quinta-feira, 24 de novembro de 2022

1ª Comunidade de Leitores da "Humaniza+ação - Escolas Felizes - Criadores de Futuro" - "Ler João Tordo"

 




Acompanhar os seus alunos à nossa Comunidade de Leitores - "As Voltas dos Livros" - é um ato de cidadania com benefícios incomensuráveis para o desenvolvimento pessoal e social de todos.
“À Volta dos Livros”, os alunos têm a oportunidade de:

• saborear 𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗹𝗮𝘃𝗿𝗮𝘀;
• estimular 𝗮 𝗰𝘂𝗿𝗶𝗼𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲;
• ser mais críticos;
• descobrir o gosto extraordinário pela 𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿 – 𝗮 𝗹𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗲, também, pelos 𝘀𝗲𝘂𝘀 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀;
• aprender 𝗮 𝗟𝗘𝗥 𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗗𝗢, tornando-se, paulatinamente, mais humanos "para além dos olhos..."

Antes da sessão, se possível, agradecemos que estimulem, previamente, os vossos alunos para a importância da presença do escritor, facultando-lhes os breves conhecimentos (sobre a sua obra) seguintes:
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975.
É autor de dezasseis livros, divididos entre o romance, o policial e o ensaio.
Venceu o Prémio Literário José Saramago em 2009, com o romance As três vidas, e o Prémio Literário Fernando Namora em 2021, com Felicidade.
Foi ainda finalista do Prémio Literário Europeu, do Prémio P.E.N. Clube, do Prémio Oceanos, do Grande Prémio de Romance e Novela APE e do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, entre outros.
Toda a obra de João Tordo está publicada na Companhia das Letras.
Os seus livros estão editados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina, México e Uruguai.


www.joaotordo.com

Fonte: Wook


1ª Palestra da "Humaniza+ação- Escola Feliz- Criadores de Futuro" - Crise Energética: como agir hoje?!", (ONG ZERO)

 

Ao reconhecer que as alterações climáticas/crise energética se apresentam como os problemas prioritários da humanidade, o projeto da rede de escolas da “Humanização – Escola Feliz- Criadores de Futuro" inaugurou as suas dinâmicas colaborativas, além muros, com a realização da palestra - "Crise Energética: como agir hoje?!", ministrada por Islene Façanha (ONG ZERO), Doutorada em alterações climáticas e políticas de desenvolvimento sustentável,  no dia 7 de novembro de 2022, na nossa Biblioteca Escolar, dirigida aos alunos do 2º, 3º ciclos e secundário, com transmissão "online" para as restantes escolas espalhadas pelo país.





Durante de toda a sessão, que suscitou intervenções bastante pertinentes, provindas dos alunos das diferentes escolas, a palestrante apresentou diversas sugestões muito práticas para combater a acentuada crise energética, prevista para os meses mais duros do outono e do Inverno, quando os cortes no fornecimento do gás russo à Europa se afiguram, infelizmente, como certezas.

Foi, ainda, referida a necessidade da europa adotar políticas ambientais que reforcem a solidariedade e a união dos países europeus, apostando no investimento que acelere a transição para a total autonomia energética dos países da União Europeia, evitando a sua sujeição aos preços elevados da energia fóssil.



No final, face à vontade dos alunos, “criadores de futuro”,  manifestaram uma vontade efetiva de ter uma atitude mais interventiva, a ação passará a palavra de ordem, num mundo que aguarda, cada vez mais, pela sua humaniza+ação.


                           

Obrigada, Doutora Islene Façanha, por ter acrescentado mais valor ao nosso conhecimento!

 

Dia da Biblioteca Escolar, 24 de outubro de 2022


Este dia tem como finalidade divulgar 

a importância das Bibliotecas Escolares



Autora do cartaz:  Cristina Fonte, professora de geografia.

A  colaboração, entre todos os agentes educativos,  é uma prática essencial.