terça-feira, 27 de dezembro de 2022

O escritor João Tordo esteve no centro das Escolas da Humaniza+ação

 

"Escrever um romance é uma espécie de ato de equilibrismo. Uma pessoa tem os pratos todos a rodar ao mesmo tempo e tenta segurá-los (…) São as várias linhas narrativas, as personagens, tudo o que está ali dentro e que precisa de ser levado até ao final, sem deixar cair.” 

  João Tordo

 

A simplicidade acompanhou o escritor João Tordo, na manhã de 26 de novembro de 2022, à Biblioteca Escolar da Escola Fonseca Benevides. 


Com ele, trazia o grande sorriso e a vontade peculiar de desmoronar formalismos que o distanciariam do público mais jovem.


Mal começou a sessão, a perplexidade e a boa disposição apoderaram-se de todo o ambiente, pois a expectativa de receberem um escritor distante e formal caíra, rapidamente, pela base. 


De facto, o seu extraordinário sentido de humor havia captado, num ápice, a atenção dos alunos, tendo originado uma interação sem fim.


Entre o reforço da valorização da leitura e da escrita, o escritor, com dezoito obras publicadas, foi salpicando a comunidade de leitores com passagens divertidas sobre a sua história de vida.


No final, o familiar “toque “, indicador do término da sessão, que impeliria, habitualmente, muitos jovens para a saída da Biblioteca, foi substituído, perante a admiração geral, pelo desejo da “eterna” permanência junto de quem recebeu o melhor dos elogios do mundo: “A sua palestra foi sensacional!”


Muito obrigada, João Tordo, por nos ter proporcionado um momento incrivelmente especial. 


As Escolas em Rede da Humaniza+ação pretendem marcar um encontro com a sua “felicidade”.


                                        Maria João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário