quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

O Verão voltou! S. Martinho oferece Sol, generosidade e sabores familiares que a tradição imortaliza. Partilhemos conhecimento (recursos para os nossos alunos)!

 


DIA DE S.º MARTINHO

Reflexões rápidas!!!: Sabem tão bem...



Celebremos o Dia de São Martinho - a tradição do magusto que vai muito além da degustação das castanhas.

Inspirada na lenda da partilha do manto de S. Martinho, esta festa é um convite à reflexão sobre a generosidade e a solidariedade, num "banquete universal" marcado pela colheita, abundância e, sobretudo, pela importância de partilhar e "agasalhar" o próximo.
Manter viva esta tradição permite que os nossos alunos conheçam a cultura portuguesa e, simultaneamente, aprendam o valor intemporal da bondade "para além dos olhos..."



Lenda de S. Martinho




São Martinho, soldado romano com bom coração
Martinho Viajava pelos Alpes quando lhe apareceu um mendigo cheio de frio. Este soldado romano não hesitou: cortou a sua capa em dois e ofereceu proteção ao homem. Diz-se que devido a este gesto as nuvens desapareceram dando lugar a três dias de bom tempo.
Fonte: RTP ensina
Duração: 00:43


Castanhas: quentes e boas ou fresquinhas
Duração: 10:34
A estalarem em carvão nos magustos de São Martinho, ou congeladas para serem consumidas ao longo do ano, as castanhas são um petisco nacional que não tem par na economia agrícola de Trás-os-Montes. Um fruto com um longo passado e um futuro promissor.
A castanha já marcava presença na dieta do homem em tempos pré-históricos e embora muitos olhem hoje para este fruto como uma iguaria de outono, no nordeste de Portugal, onde se encontra 80 por cento da produção nacional, representa muito mais do que isso.
Na zona de Valpaços, a variedade judia é o motor do setor primário, com um valor económico inigualável para a região mas também com peso social, já que tem ajudado a fixar alguma população mais jovem. A indústria, por seu lado, encontra neste produto uma fileira que pretende elevar a outro patamar, agora com o fruto transformado, por exemplo, em compotas e purés.
Os soutos arborizam parte do centro e do norte do país desde tempos imemoriais. Os castanheiros são uma espécie endémica, mas o seu fruto, apesar de bem guardado por pele, casca e ouriço está sob ameaça das alterações do clima. A subida da temperatura e a falta de água afetam a qualidade das castanhas nacionais que hoje servem o mercado interno, mas também a exportação.
Fonte: RTP ensina





Sem comentários:

Enviar um comentário