terça-feira, 26 de novembro de 2013

Uma réstia de poesia...


ATÉ AMANHÃ


Baço, tímido e cansado

teu rosto espreita

em qualquer esquina de mim.

Teus olhos emboscados

dedilham a minha insónia

esperam que soe a última badalada

do desespero nocturno

na cidade silenciosa.


Amanhã

ao romper do dia inevitável

dir-te-ei rosas (ou talvez lilases).

Dir-te-ei da distância infinitesimal

que vai da morte à consciência

que se tem quando se vive

aqui

assim

até

uma nova morte nos embotar os sentidos.


Dir-te-ei

que a noite é feita de cigarros acesos

de suor, de mesas de cabeceira

de torneiras a gemer água corrente

de mulheres defraudadas.


Dir-te-ei

que por dentro de mim

cresce um espaço em que já ninguém cabe

que em silêncio me insulto

e me perdoo

que sou livre e sinto na testa

um frio de grades

que já não sofro e os meus ossos rangem

que quis fazer as malas

e não tinha nada para lhes meter dentro.


Dir-te-ei

que já não tenho a certeza

de que, sendo hoje domingo

amanhã seja segunda-feira.


Dir-te-ei apenas

“amor” por desfastio

Pendurarei teus cabelos num poema


Dir-te-ei

            - até amanhã.

 
JReis
  2003

1 comentário:

  1. Leio e releio o teu poema sem cessar...
    Para além de apresentar uma densidade indescritível, a beleza das tuas palavras atordoa-nos extraordinariamente...
    Maravilhoso...
    Este é só o primeiro, entre muitos outros que aguardamos...

    ResponderEliminar