quinta-feira, 23 de maio de 2019

O escritor Ricardo António Alves esteve na nossa Biblioteca Escolar




3ª COMUNIDADE DE LEITORES

"AS VOLTAS DOS LIVROS"

A Leitura no Centro da Escola

Alunos do ensino presencial e do EaD
"visitaram" A Selva 
de Ferreira de Castro






Hoje, dia 23 de maio de 2019, na nossa comunidade de leitores "As Voltas dos Livros",  o  Drº  Ricardo António Alves, Diretor do Museu Ferreira de Castro,  ministrou a palestra sobre a vida e a obra do escritor Ferreira de Castro.

Os alunos do 10ºPI e PQ leram coletivamente, em voz alta,  um excerto da sua obra mais emblemática, A Selva , incentivando a sua leitura integral.




A Selva de Ferreira de Castro é um dos romances portugueses mais traduzidos no mundo e uma das obras mais referidas da nossa literatura do século XX.


"A Selva é o livro excepcional, que se escreve uma só vez na existência de um romancista: a narrativa matricial, cântico, elegia, tragédia, diário de suplícios e deslumbramentos."

Urbano Tavares Rodrigues

"Eu devia este livro a essa majestade verde, soberba e enigmática, que é a selva amazónica, pelo muito que nela sofri durante os primeiros anos da minha adolescência e pela coragem que me deu para o resto da vida. E devia-o, sobretudo, aos anónimos desbravadores, que viriam a ser os meus companheiros, meus irmãos, gente humilde que me antecedeu ou acompanhou na brenha, gente sem crónica definitiva, que à extracção da borracha entregava a sua fome, a sua liberdade e a sua existência. Devia-lhes este livro, que constitui um pequeno capítulo da obra que há-de registar a tremenda caminhada dos deserdados através dos séculos, em busca de pão e de justiça.
A luta de cearenses e de maranhenses nas florestas da Amazónia é uma epopeia de que não ajuíza quem, no resto do Mundo, se deixa conduzir, veloz e comodamente, num automóvel com rodas de borracha - da borracha que esses homens, humildemente heróicos, tiram à selva misteriosa e implacável."

Ferreira de Castro, Pórtico, in A Selva


Algumas obras de Ferreira de Castro:


Imagem relacionada

 



Ricardo António Alves (Lisboa, 1964)



Licenciado em História, trabalha no Museu Ferreira de Castro. Publicou 100 Cartas a Ferreira de Castro (1992), Eça e os Vencidos da Vida em Cascais (1998), Anarquismo e Neo-Realismo Ferreira de Castro nas Encruzilhadas do Século (2002),Viajar com Ferreira de Castro (2004), Fernando Lopes-Graça e a presença (em colaboração, 2013), entre outros. Co-antologiador de Poezz – Jazz na Poesia em Língua Portuguesa (2004). Dirige a revista Castriana Estudos sobre Ferreira de Castro e a Sua Geração. 




Link: Entrevista realizada por Raquel Santos a Ricardo António Alves, Diretor do Museu Ferreira de Castro, em Sintra.






Recordações















para além dos olhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário