A Porto Editora alia-se a projeto de Miguel Gonçalves Mendes para assinalar Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.
Para assinalar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, que se comemora hoje, 5 de maio, a Porto Editora aliou-se ao realizador Miguel Gonçalves Mendes na publicação de Sotaques, um vídeo que celebra a diversidade da língua portuguesa no mundo através da leitura de O Paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe.
O vídeo foi concebido pelo cineasta, responsável por projetos como José e Pilar e Autografia, e os registos de áudio e vídeo foram efetuados durante a volta ao mundo que empreendeu durante o ano de gravação de O Sentido da Vida, o seu novo filme (com estreia prevista em 2018).
Nesta leitura de O Paraíso são os outros encontramos pessoas de Cochim, Goa, Damão, Diu, Macau e outras, a que mais tarde, e já em Lisboa, se juntaram diferentes sotaques de pessoas provenientes de países africanos de língua portuguesa, de Timor-Leste, do Brasil e várias zonas de Portugal.
Nesta viagem pela diversidade da nossa língua, os leitores dão voz ao estilo singular de Valter Hugo Mãe e à sua personagem principal, uma menina fascinada pelo amor, que usa a imaginação para antever e descobrir o que é a felicidade.
Este vídeo será cedido gratuitamente ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, atualmente em obras de reconstrução, após o grande incêndio de 2012. No futuro, e no seguimento deste mesmo projeto, será publicado um minidocumentário sobre a forma como as diferentes culturas vivem, no seu quotidiano, a Língua Portuguesa.
Fonte: sítio da Porto Editora em portoeditora.pt/ e também em facebook.com/portoeditora.
Sem comentários:
Enviar um comentário