quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A equipa da Biblioteca Escolar deseja-vos umas férias revigorantes...



Aproveite as férias e leia muito. 

Porém, leve, na sua bagagem, as palavras de Carl Jung :


“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”




Sonhamos, imaginamos e concretizamos...




O projeto “Humanização - Escola Feliz - Criadores de Futuro” nasceu como resposta à panóplia de problemas que assolam, presentemente, o mundo.

O desenvolvimento científico-tecnológico conferiu ao Homem um poder gigantesco que tem de ser utilizado a seu favor e não contra ele. Portanto, urge que os valores universais (a solidariedade, o respeito pela diferença, a tolerância, a compaixão e a paz) associados ao conhecimento, rejam a ação humana, no sentido da humaniza+ação.

A nossa ação abrangente, numa perspetiva humanista e inovadora, gerou parcerias com outras escolas secundárias (Cacilhas-Teja e Boa Nova , em Leça da Palmeira), Centro de Formação Calvet de Magalhães e outras entidades, procurando aproveitar recursos humanos, na rejeição da separação estanque entre as várias áreas do saber, entendendo o conhecimento como um todo que se complementa, através de analogias variadas e, aparentemente, díspares.

Ora, o grande desafio consiste na produção de conhecimento que advém da transdisplinariedade, ou seja, da aprendizagem e da colaboração entre pessoas com formações completamente distintas, enquanto oradores de várias palestras multidisciplinares, visto que banir a divisão entre o saber compartimentado é abrir o caminho ao diálogo, é aproximar a escola ao mundo, na descoberta da criatividade e nà inovação ética que a humanidade exige e poderá torná-la mais feliz.

A "Humaniza+ção" é um coletivo de exemplos e contágios de boa vontade em prol do bem comum.

A equipa da Biblioteca Escolar apresenta profunda gratidão pela vossa colaboração notável.

O "futuro" apela por todos nós, "para além dos olhos...

                                                              Maria João Martins


Nota: no início do ano letivo, será apresentado um relatório específico da Humanização - Escola Feliz- Criadores de Futuro.



Sem comentários:

Enviar um comentário