segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Comemoração do dia mundial da Língua Portuguesa dos alunos do 2º ciclo, feitos com a colaboração das professoras do grupo 220.


Trabalho dos alunos do 2º ciclo, feitos com a colaboração das professoras do grupo 220.

Os alunos do 6º ano fizeram o poema e os dos 5º ano fizeram a banda desenhada que conta a história de Portugal

Muitos parabéns!



A minha Pátria é o meu idioma


A minha janela é a Língua Portuguesa,​​

Pátria de Homens de grande nobreza.​​

A minha janela é a Língua Portuguesa ​​

Dela eu vejo um idioma que se espalhou pelo mundo.​​

A minha cultura determinadora, ​

sem nunca perder a resistência​

a minha língua é leal,​

pois a língua dos portugueses é assim.​

A minha pátria é a felicidade em pessoa,​

sem ela era como um poço sem água.​

A minha língua é um mundo, ​

construído por todos, os que diariamente a usam, ​

é falada em vários sítios e com diferentes entoações, diferentes sotaques…​

É uma língua muito rica.​

Por isso, a minha Pátria é a melhor,​

é fruto dos descobrimentos,​

é também culturalmente majestosa.​

A minha Língua, a minha pátria, a minha cultura.​

A minha língua é o bem mais essencial que tenho.​

Sou Portuguesa, gosto e não mudava por nada. ​

A minha língua é a portuguesa, com certeza. ​

Adoro minha Língua minha cultura​


De Camões a António Pina,​​

de Camilo a Eça.​​

Pátria de muitos poetas,​​

nesta janela onde tudo começa.​​

​​

Muitas foram as tormentas,​​

que desta janela eu vi.​​

Mas este Povo do mar, de mui bravos marinheiros,​​

todas elas viu passar.​​

​​

Desta minha janela​​

eu vejo Portugal a lutar.​

Vejo um país a trabalhar.​

Homens e Mulheres de pasmar!​

​​

Desde norte a sul e ilhas,​​

comidas típicas há, de muitas maravilhas.​​

Da Francesinha ao Pastel de Belém,​​

como os Portugueses não há quem!​​

​​

De sotaques temos mil,​​

neste nosso Portugal.​​

País de povo gentil,​​

onde a diferença é o normal.​​

​​

Da minha janela vejo​

Portugal, um país sem crueldade.​​

Em que sempre lutámos,​​

com humildade pela igualdade!​​

​​

Povo que vive em comunidade,​​

e que aprendeu a acolher.​​

Assim se vive em prosperidade.​​

País que mostra o seu poder.​​

​​

Abro a minha janela​​

e entra a brisa do meu País.​​

A voz do vento e dos Homens,​​

Meu Portugal, Como tu me fazes feliz.​​

​​

Fico da minha janela,​​

em casa e em segurança.​​

Não me esqueço de ter esperança.​​

Neste Portugal que avança.​​

​​

A minha janela é a Língua Portuguesa,​​

Pátria de Homens de grande nobreza!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário