domingo, 1 de novembro de 2020

Palavras de profunda gratidão, dirigidas Professor Doutor Jorge Humberto Dias e ao Atleta de Alta Competição, Paulo Guerra, oradores da palestra “Ética no Desporto.

 



No dia 28 de outubro de 2020, realizou-se, em linha, a 1ª sessão formativa de 2019-2020,  “ Ética no Desporto”,  a partir da Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Fonseca Benevides, no âmbito do projeto  “Humaniza+ação – Escola Feliz – Criadores de Futuro”. 

As palavras poderosas dos oradores marcaram, magistralmente, a vastíssima plateia de agentes educativos das diferentes escolas parceiras que, mesmo ocultados pelas máscaras, não conseguiram esconder, ao longo de toda a sessão, o brilho do olhar, na sua trajetória gradativa de interesse e de entusiasmo para alcançar a promissora “meta” coletiva da “Humaniza+ação".

No início, o riquíssimo momento formativo englobou conhecimento profundo, partilha e sugestão de valiosos recursos, apresentados pelo Professor Doutor Jorge Dias, Embaixador do PNED, tendo contribuído, inequivocamente, para a estimulação do pensamento crítico, ao ter favorecido a compreensão e a aplicação de princípios éticos basilares quer no universo desportivo, quer na sociedade em geral.

De seguida, o percurso triunfal do atleta mais medalhado na história do atletismo português, Paulo Guerra, campeão europeu pela 5ª vez, narrado pelo próprio, com humildade e alegria, traduziu um exemplo notável de foco, de trabalho e de resiliência constantes, assentes no desenvolvimento de uma cultura desportiva de excelência.

No final, para surpresa de todos os presentes, o ponto 
alto da sua intervenção surgiu, quando o atleta, ao abrir o seu blusão, destacou a palavra “respeito”, gravada na sua “T-shirt”, como o seu valor mais consagrado.

Reiteramos, em suma, a nossa profunda gratidão pelo magnífico contributo de ambos, na ampliação de espaços educativos éticos e humanizados que, fomentando a formação integral dos jovens, os projetam para além dos muros da Escola, na paulatina criação de um mundo mais ético, logo, mais feliz.

Com as melhores saudações éticas e “felicitárias”, 
da equipa coordenadora da BE, para além dos olhos… 


           Maria Lília Miguel

                                        Manuel João Silva

                                             Maria João Martins 

                  










para além dos olhos...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário