sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A literacia digital é imprescindível, mas...


usar a "net", sim, mas em segurança.

No dia 2 de dezembro de 2020, realizou-se, em linha, a palestra "Comunicar em Segurança - stalking, sexting, fake news e cibercrime?", ministrada pela Drª Ana Cláudia Costa, Gestora dos projetos da Fundação Altice.

Pela 3ª vez, na nossa escola, para uma vasta plateia, a oradora fez alertas constantes para os perigos que advêm da incorreta utlização da "internet", tendo referido que a nossa  identidade digital  depende das publicações que os "amigos" fazem e publicam sobre todos nós.

Portanto, deve prestar-se uma atenção redobrada aos aspectos seguintes:

- consciência  de que tudo o que se publica na Internet fica registado e permanece online;

- seleção cuidadosa dos conteúdos publicados, uma vez que há uma perda total de controlo após a sua partilha (quem vai ver? o que poderá fazer com essa publicação?).

Portanto, não podemos esquecer que a segurança faz toda a diferença!

A propósito deste tema, deixamos uma sugestão musical:

Muitos "amigos", nas redes sociais, serão  mesmo amigos?!

Ouve. atentamente o “Too Many Friends”, porque a banda faz um apelo especial às pessoas que têm milhares de amigos, muitas vezes, superficiais...

     

Letra:

Eu tenho muitos amigos
Muitas pessoas
Que eu nunca vou conhecer
E nunca vou estar lá para elas
E nunca vou estar lá
Porque eu nunca estarei lá

Meu computador pensa que eu sou gay
Que diferença faz?
Quando tudo o que as pessoas fazem todos os dias
É olhar para um telefone?


Fonte: "Youtube



Sem comentários:

Enviar um comentário