quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A palestra sobre "Intercultura" chegou ao vasto universo das escolas parceiras da Humaniza+ação...

         

Iniciámos a tarde do dia 19 de fevereiro com a realização de uma palestra, "Mas, afinal, o que é a Intercultura?", um tema, que está na ordem do dia, de capital importância para o destino do mundo, ministrada pelo Professor Doutor Paulo Feytor Pinto.

Falarmos de Intercultura, num microcosmos que é a Escola, sempre com um E maiúsculo, afinal, a escola de todos, é fundamental, sobretudo, quando este grande espaço reflete toda a diversidade humana.

Para todas as escolas parceiras da Humaniza+ação, o palestrante fez uma abordagem comparativa bastante curiosa relativa à importância que cada país atribui à sua localização geográfica, destacando-a no centro do planisfério, à exceção do mapa da ONU, conforme podemos observar, através dos "slides", gentilmente, cedidos pelo nosso orador.
























Assim, a Escola deve inculcar, com toda a certeza, nos nossos alunos, o espírito de abertura e de compreensão desejáveis de uns para com os outros, na diversidade das suas origens culturais.

Sentimos como é urgente, ensiná-los a recusarem a violência, o isolamento, a automarginalização e, consequentemente, todos os fenómenos verdadeiramente assustadores de racismo e de xenofobia que, atualmente, se espalham pelo mundo, evitando muito sangue, como o dos genocídios brutais ocorridos no nosso passado

Portanto, cabe à Escola modelar, nos seus alunos, a construção inclusa, com sentidos de justiça e de humanidade, que os conduzam à unidade nas suas diferenças,  como uma via de enriquecimento no fomento da paz e da felicidade do mundo.

Dizemos, sim e sempre, com muita convicção, à interculturalidade como condição essencial para a criação de um futuro mais promissor, para além dos olhos…

Para o nosso palestrante, deixamos um grande agradecimento de todos nós.

Outra escola, diferentes entre iguais

 



Link: https://ensina.rtp.pt/artigo/outra-escola-diferentes-entre-iguais/

Duração: 31.45


Ser e fazer diferente parece revelar-se o grande desafio da escola pública portuguesa. A multiculturalidade da sociedade refletida nas salas de aula faz notar ainda mais esta necessidade de uma renovação de métodos e relações entre alunos e professores e na própria instituição. Assumiram-se padrões que se revelam caducos e já não entroncam nos conceitos de quem todos os dias vai para a escola.

A questão que se coloca é sobre o que pode correr bem e o que pode correr mal num sistema educativo que se quer o mais abrangente possível, sem deixar ninguém de fora. Mas a escola é o reflexo da sociedade e ela é tudo menos igual. Não há como tratar todos da mesma forma se as necessidades são diferentes.

A escola pública é um lugar onde vive e habita a diversidade total e a turma de artes do décimo ano da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, é reflexo dessa heterogeneidade e complexidade. Que implicações trazem ambientes multiculturais? Como aprendemos com a diferença? Que mecânicas de solidariedade entre alunos e entre alunos e professores são ativadas nestes contextos?

Tudo aponta para uma cada vez mais necessária renovação, já que quer alunos, quer docentes aparentam uma espécie de cansaço do sistema. Uma padronização do ensino que despersonaliza quer uns, quer outros, e parece provocar sobretudo desinteresse pela escola.

Temas: Cidadania, Interculturalidade, RTP nas Escolas
  • Ensino3º Ciclo, Ensino Secundário
  • Fonte: RTP ensina


Intercultural Communication Adventure with Little Pilot





Duração: 1.55

Fonte: Youtube



As palavras belas do Professor António Tavares não podem "morar" na sombra.

                                                                   

Deleitem-se, pois...



A Vitória da Sombra[1]

Sentado na soleira da porta, Anuar contemplava as sombras que o Sol projectava nas paredes do jardim. Admirava a maravilha de Deus que com o Seu dedo de luz desenha as formas vagas e obscuras que se movem e vivem no mundo. Formas diferentes daquelas que as fogueiras revelam. As do dedo de Deus sempre regressam. São eternas, percorrendo o deserto em busca da noite. 

Uma mão pousou, leve, no seu ombro. Assustou-se, como sempre acontecia quando a mãe o chamava durante os momentos em que se perdia no mundo deslumbrante das sombras. Leila baixou-se e segredou-lhe: “Anda filho, vem comer.” Anuar não tinha fome, nunca tinha fome. Recordou as palavras do Livro: “Já viste como o teu Senhor estende a sombra? Se Ele quisesse, tornava-a permanente. Tornámos o Sol guia dela.”[2]

Leila levantou-se e voltou ao interior da casa. Os olhos de Anuar mergulharam, de novo, no percurso maravilhoso das sombras em direcção ao Horizonte, em direcção ao Oriente, rumo ao Céu. A árvore no canto do jardim falou-lhe no Nome de Deus. E ele contou as sombras dos ramos. Primeiro, à esquerda: um, dois, três, quatro, cinco. Depois, à direita: um dois, três, quatro, cinco, seis. 

Anuar meditou sobre os ensinamentos do Livro… “Tornámos o Sol guia dela.” E saudou, mais uma vez, a vitória da sombra. 

                                                    24 Sha’ban 1426

                                                     António Tavares




[1]
Texto incluído na coletânea ”Alicerces”, tendo em vista a angariação de fundos para a construção da casa da ACREDITAR no Porto - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro – Porto 2012.


[2] Alcorão, Sura XXV, 47. Edição da Junta de Investi
gações Científicas do Ultramar, Lisboa – 1979.

O tema da próxima palestra merece, também, uma atenção particular.

 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL




Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra,

 no trabalho, na ação-reflexão

                 Paulo Freire,  Pedagogia do Oprimido.



A valorização da diversidade é imperativa,  enquanto via do enriquecimento, da evolução e do desenvolvimento da Humanidade.

 A Humaniza+ação ajuda a fomentar a paz e a felicidade, na Escola e no mundo.


Humanizar é preciso...

Estamos juntos!







para além dos olhos...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

EXISTE UMA GRANDE CHAVE PARA O SUCESSO DOS NOSSOS ALUNOS/FILHOS

 

O SPO, O ENSINO ESPECIAL E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMBATEM O INSUCESSO DOS ALUNOS

EIS A OPORTUNIDADE 

DE 

APRENDER EFICAZMENTE
COM A MESTRE PAULA TELES



Ação formativa de curta duração (acreditada) , em linha, via "Zoom", ministrada pela Mestre Paula Teles.


Toda a Comunidade Educativa pode  "aprender", gratuitamente, o seu método fonomímico de leitura,  para que a janela do conhecimento dos nossos discentes e filhos se abra para o  sucesso.


Sabemos que,  juntos, podemos chegar ao "impossível", pois há muitas crianças e jovens que precisam de adquirir as desejáveis competências leitoras que lhes permitem "colorir" a vida.



HUmanizar é mesmo preciso...



Atenção:

Método Fonomímico Paula Teles® foi elaborado tendo em atenção todos os princípios orientadores propostos pelos resultados da investigação científica. 

É um método de ensino e reeducação da leitura e da escrita fónico-silábico e multissensorial, sequencial e cumulativo, sintético e analítico, explícito, com avaliação e monitorização sistemática da evolução nas diversas competências trabalhadas.

É composto por oito livros, CD e CD-ROM, sendo cada um deles específico para o ensino, “treino sistemático” de cada uma das diversas “habilidades” implicadas na aprendizagem da leitura e escrita:

 

  1.  Cartões Fonomímicos – Apresenta 44 “Cartões Fonomímicos” com as imagens das diversas personagens e as respetivas correspondências som-letra. Ensina as correspondências som-letras e inclui um CD com 44 “Cantilenas do Abecedário”. ;

  2.  Parque dos Fonemas/A Magia dos Sons das Letras - Contém exercícios de desenvolvimento da “Consciência Fonológica”, “Princípio Alfabético”. Inclui um CD com 25 “Cantilenas do Abecedário” e um Livro de Apoio com as letras em relevo;

  3.  Abecedário e Silabário -   Ensina o “Princípio Alfabético”,  contém todas as sílabas da língua portuguesa, as correspondências regulares e irregulares som-letra e letra-som, treina a “Fusão Fonémica” . Tem autocolantes para cada sílaba e autocolantes prémio;

  4.  Livro de Leitura e Caliortografia 1 /A Magia da Leitura 1 – Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as letras com correspondências som-letra biunívocas em sílabas CV,  CVV,  VC, VCV. Tem autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;

5.  Livro de Leitura e Caliortografia 2 / A Magia da Leitura 2 - Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as letras com correspondências som-letra múltiplas, casos especiais, em sílabas CV,  CVV, VC, VCV, autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;

6.  Livro de Leitura e Caliortografia 3 / A Magia da Leitura 3 - Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as sequências consonânticas em sílabas CCV,  CVV, CVC, CCVCC. Tem autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;
     7.  Caderno de Caliortografia e Vocabulário Cacográfico  – Contém os Exercícios de Caliortografia de cada um dos Livro de Leitura e Caliortografia e o Vocabulário Cacográfico com a metodologia de correção dos erros ortográficos. Os livros de Leitura e Caliortografia têm autocolantes em duplicado para serem usados em cada exercício;

8. Trocas Fonológicas - Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, Exercícios de Leitura e Ortografia.

O livro inclui:

    • Fundamentação Teórica que aborda os conhecimentos atuais sobre Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, as   irregularidades nas correspondências som ↔ letra, as causas das trocas entre os pares de consoantes que se confundem, os critérios de elaboração e a metodologia de utilização.
    • Exercícios Fonológicos e Fonoarticulatórios com imagens que permitem visualizar o ponto de articulação, o modo de articulação e o tipo de vozeamento de cada fonema.
    • CD-Rom interativo com as “Cantilenas do Abecedário” e as respetivas imagens associadas a fotografias que põem em evidência a posição da   boca, dos lábios, dos dentes e das cordas vocais (garganta), para cada um dos pares de letras que se confundem porque apresentam diferenças articulatórias mínimas: f/v, t/d,p/b, c/g, x/j, s/z, m/n, b/d, n/d, nh/lh.

 
Nota:

Os Participantes poderão adquirir a totalidade dos seis livros do Método Fonomímico com um desconto de 40%. 


Para retirar um maior aproveitamento da Ação de Formação seria muito importante que, previamente, fosse feita a leitura dos documentos que anexei e a "Introdução Teórica e a Metodologia de Utilização" de cada livro. 


Para adquirir os livros:

Enviar um email para - distema@netcabo.pt.

Indicar quais os livros pretendidos, o nome completo e o n.º de Contribuinte,  para que o valor despendido possa ser descontado no vosso IRS.

Será enviado um e-mail com a indicação do valor a pagar e o IBAN onde deverá ser feito o pagamento.


sugestão musical...

                  

Na semana dos afetos...




terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

No dia 11 de fevereiro de 2021, as palavras sobre "Igualdade de Género" chegaram às diferentes comunidades educativas...

 

A Igualdade de Género foi, hoje, o tema da nossa “Humaniza+ação. 

Temos a ousadia de vos transmitir, numa visão bastante otimista, tal é o nosso desejo que, um dia, este assunto deixará, provavelmente, de ser notícia.

Que tema vasto e complexo, animado pela Drª Catarina Ramalho, formadora da APF (Associação para o Planeamento da Família)!

Foi um momento formativo muito rico e esclarecedor, composto pelas etapas seguintes:

  • .O que é a Igualdade de Género? (brainstorming inicial e apresentação do conceito);
  • .Porquê Igualdade de Género em vez de Igualdade de Sexos? (para desconstruir os conceitos de sexo e género e fazer referência a uma pluralidade de identidades, cujo respeito e igualdade de direitos a Igualdade de Género também prevê e desconstruindo a visão binária de Mulher e Homem);
  • .Estereótipos e Papéis de Género (pequena atividade de alocar certas características às "caixas" de feminino ou masculino e posterior explicação dos conceitos enquanto socialmente construídos e quais as consequências dos mesmos nas nossas perceções e na nossa vivência);
  • Violência no Namoro (terminar com uma problemática real, assinalando alguns sinais de alerta muitas vezes normalizados em relações jovens e pensarmos na conexão da normalização destes comportamentos com os próprios estereótipos de género + pequena atividade final de "mitos e realidade" com a desconstrução de algumas afirmações relacionadas com a Violência no Namoro);

 Portanto, espera-se que todos as alunas e os alunos possam refletir durante e após a palestra, com a ajuda dos seus professores, nomeadamente, na aula de educação para a cidadania, sobre os padrões associados a um ideal de masculinidade e de feminilidade, banindo, a pouco e pouco,    todos os tabus de género.

Para a Drª Catarina Ramalho, um grande obrigada, pela sua prestação muito clara e profunda sobre este tema.

                                               para além dos olhos,

                                           

Recurso sobre o tema para os nossos alunos do 3º ciclo e secundário


                 documentário O Meu Género 

                   


                                              

  Fonte: RTP Play: 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Palestra, em linha, “ Sexualidade e Afetos: banir tabus de género



O projeto "Humaniza+ação" - Escola Feliz - Criadores de Futuro" tem, também,  o fito de sensibilizar e de consciencializar os nossos jovens e adultos  para a relevância da discussão de uma educação sobre género. 

Venham daí connosco, para que possamos, em conjunto, construir uma cidadania critica e profundamente humana, pronta para a constituição efetiva de uma sociedade plural, assente no respeito absoluto pelos Direitos Humanos.

Vamos "Banir Tabus de Género"...!







Objetivos da sessão:
  • Sensibilizar para o tema da Sexualidade e dos afetos
  • Refletir sobre o conceito de Sexualidade e de Igualdade de Género
  • Promover a reflexão sobre os estereótipos de género feminino e masculino