quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A palestra sobre "Intercultura" chegou ao vasto universo das escolas parceiras da Humaniza+ação...

         

Iniciámos a tarde do dia 19 de fevereiro com a realização de uma palestra, "Mas, afinal, o que é a Intercultura?", um tema, que está na ordem do dia, de capital importância para o destino do mundo, ministrada pelo Professor Doutor Paulo Feytor Pinto.

Falarmos de Intercultura, num microcosmos que é a Escola, sempre com um E maiúsculo, afinal, a escola de todos, é fundamental, sobretudo, quando este grande espaço reflete toda a diversidade humana.

Para todas as escolas parceiras da Humaniza+ação, o palestrante fez uma abordagem comparativa bastante curiosa relativa à importância que cada país atribui à sua localização geográfica, destacando-a no centro do planisfério, à exceção do mapa da ONU, conforme podemos observar, através dos "slides", gentilmente, cedidos pelo nosso orador.
























Assim, a Escola deve inculcar, com toda a certeza, nos nossos alunos, o espírito de abertura e de compreensão desejáveis de uns para com os outros, na diversidade das suas origens culturais.

Sentimos como é urgente, ensiná-los a recusarem a violência, o isolamento, a automarginalização e, consequentemente, todos os fenómenos verdadeiramente assustadores de racismo e de xenofobia que, atualmente, se espalham pelo mundo, evitando muito sangue, como o dos genocídios brutais ocorridos no nosso passado

Portanto, cabe à Escola modelar, nos seus alunos, a construção inclusa, com sentidos de justiça e de humanidade, que os conduzam à unidade nas suas diferenças,  como uma via de enriquecimento no fomento da paz e da felicidade do mundo.

Dizemos, sim e sempre, com muita convicção, à interculturalidade como condição essencial para a criação de um futuro mais promissor, para além dos olhos…

Para o nosso palestrante, deixamos um grande agradecimento de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário