sábado, 6 de março de 2021

Hoje, a Mestre Paula Teles, formadora da ACD "A Neurociência da Leitura - Ensinar a Ler com o Método Fonomínico Paula Teles (R)"

Bom dia! 

Que bom começo de fim de semana! 

Que manhã de sábado luminosa!

Que vontade de ajudar quem mais precisa…


Que vontade de criar escolas felizes

               

Estamos aqui, somos muitos, em rede: pais/encarregados de educação, professores de todas as áreas do conhecimento, professores bibliotecários, psicólogos, professores da educação especial, e muitos outros agentes educativo, de norte a sul e ilhas, deste cantinho à beira-mar plantado.



Uma saudação grata e especial, para todos aqueles que transformam a Escola  com "E" maiúsculo num espaço mais feliz, onde a colaboração, a inovação e a inclusão favorecem quer  a multiplicidade de saberes e competências, quer a vertente mais humanista da aprendizagem dos alunos.







Vamos conhecê-la um pouco melhor?


A Drª MARIA PAULA TELES é Psicóloga Educacional pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, ISPA.


Mestre em Psicologia Educacional é
Especialista em Psicologia da Educação e Especialista Avançada em Necessidades Educativas Especiais, reconhecidas pelo Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora Certificada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua, área e domínio B06 Educação Especial.
Tem Curso Superior de Educação pela Arte, Conservatório Nacional de Lisboa.
Curso do Magistério, Escola do Magistério Primário de Évora. Atividade Profissional:
É autora do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®, um método fónico-silábico e multissensorial de desenvolvimento das competências fonológicas, de ensino e reeducação da leitura e da escrita e tem sido usado, com muito sucesso, na reeducação de crianças disléxicas. O método foi elaborado com base nos resultados dos recentes estudos neurocientíficos sobre dislexia e na sua experiência profissional.


Coordena a Equipa de Psicólogos da Clínica de Dislexia - Dr.ª Paula Teles onde realiza avaliação cognitiva e psicoeducacional e intervenção neuropsicológica a crianças e jovens com Dislexia, Disortografia, Disgrafia e outras Perturbações do Desenvolvimento.
Desenvolveu a sua atividade profissional, como Professora e Psicóloga Educacional, nas Equipas de Apoio Educativo do Ministério da Educação. Complementou-a em clínica privada, fazendo avaliação, diagnóstico e intervenção reeducativa a crianças e jovens com Dislexia, Disortografia, Disgrafia e outras Perturbações do Desenvolvimento.
Os seus interesses de estudo, investigação e intervenção são o desenvolvimento das competências fonológicas e a sua relação com linguagem oral e escrita; a aprendizagem da leitura e da escrita; os processos neurocognitivos que se encontram na génese da dislexia e disortografia e o desenvolvimento de métodos de ensino que proporcionem um maior sucesso na aprendizagem da leitura e ortografia. Tem realizado diversos Cursos de Pós-graduação, Apresentações em Fóruns, Congressos, Conferências e Seminários em Portugal e no Estrangeiro.

Oradora no II Fórum Mundial de Dislexia, na Universidade Federal de Minas Gerais, promovido pela Unesco e pela Dyslexia Internacional. Membro da “International Dyslexia Association” e de outras associações científicas. Consultora do Centro de Desenvolvimento Diferenças, na área de Dislexia.

Fonte: texto da palestrante

Sem comentários:

Enviar um comentário