quarta-feira, 31 de março de 2021

Em plena "Semana da Leitura", na Comunidade de Leitores, "As Voltas dos Livros", encontrámos "Duas Naturezas?"





Que maravilha de encontro, em linha, em rede, ministrado pelo Professor de filosofia e escritor, Jerónimo Nogueira.
Em plena Semana da Leitura, eis o momento ideal que nos incentivou ao reforço e à extraordinária reflexão sobre o lugar capital que a leitura ocupa na formação dos nossos jovens.

Depois da leitura comparativa dos excertos de duas narrativas magistrais: O Papalagui de Tuiavii de Tiavéa e a "Carta do Chefe Seattle ao Presidente dos Estados Unidos",  mais uma vez, sem nos surpreender,  o  nosso orador convidou, a comunidade educativa, a refletir sobre o caminho, dito de progresso, que o Homem traçou para a sua vida.
Será este o caminho da felicidade? A interdependência que o Homem, nos primórdios, criou com a Natureza, está em risco de desaparecer? O que vai acontecer ao Homem, ao mundo? É isto o que apelidamos de civilização?

Portanto, neste marcante momento de ler para aprender e ler para pensar, deixamos-lhe um sentido e especial agradecimento.

Deixamos, também,  uma saudação grata para todos os que querem transformar a Escola (com E) maiúsculo num espaço mais feliz, onde a colaboração, a inovação e a inclusão favorecem quer a multiplicidade de saberes e competências, quer o carácter mais humanista da formação dos alunos.

Em tempos muito rápidos de grandes mudanças, a leitura , mais do que nunca, permite o rasgo para outros olhares, realidades e a novas formas de viver, ler e sentir o mundo.

Continuemos, pois a ler, em silêncio, em voz alta, sós ou acompanhados., nunca esquecendo que ao lermos, somos, sempre, mais fortes. Mais, ao lermos, somos  mais autónomos e, sobretudo, mais livres.
Em suma, ao lermos, humanizamos,  criamos escolas mais felizes e criamos, seguramente, mais  futuro para todos nós.
                   
 Queremos+ leitores! Juntem-se a nós!

                                                                                               

                                                                                                                 Maria João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário