terça-feira, 4 de maio de 2021

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA


        


Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa", aliás, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa contribui para reforçar a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, uma língua que permite estabelecer pontes e trocas culturais. Serve, igualmente, para evidenciar a importância da Lusofonia, uma vez que a nossa língua se destaca enquanto instrumento de diálogo entre os diferentes povos que compõem o mapa geográfico dos falantes de língua portuguesa, ao mesmo tempo que permite a afirmação da identidade lusa no reforço dos laços entre os países lusófonos.

 

O Português é falado por mais de 265 milhões de pessoas nos cinco continentes  (3,7% da população mundial), sendo a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e de Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como é caso da União Europeia, da União Africana e do Mercosul.

É, também, a quinta língua mais utilizada no espaço da internet e foi considerada o idioma da primeira vaga da globalização.

Nesta grande comunidade da lusofonia, a língua portuguesa assume um papel importantíssimo em diversas dimensões: a económica, a académica, a cultural e a criativa.


Consulte estes recursos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ykFR5vZB9lY&t=74s

 

https://www.youtube.com/watch?v=erL98Rkope8

 

https://www.youtube.com/watch?v=IOq4buh3YA4

 

https://www.youtube.com/watch?v=WqQzx-3R3ak

 

Fonte: 

Biblioteca da escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira

           Professora Bibliotecária, Professora Isabel Gomes Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário